Miscelâneas de Dostoiévski

“O terrível é que a beleza é tanto misteriosa como terrível. Deus e o diabo estão ali a lutar e o campo de batalha é o coração do homem”.

“Consigo ver o sol, mas mesmo que não consiga ver o sol, sei que ele existe. E saber que o sol está lá – isso é viver”.

“Na maioria dos casos, as pessoas, mesmo as perversas, são muito mais ingénuas e simples de coração do que se supõe geralmente. E nós também somos”.

“A força centrípeta no nosso planeta continua a ser temerosamente forte, Alyosha. Tenho um desejo de vida, e continuo a viver apesar da lógica. Embora possa não acreditar na ordem do universo, no entanto adoro as pequenas folhas pegajosas que se abrem na Primavera. Amo o céu azul, amo algumas pessoas, a quem se ama por vezes sem saber porquê. Amo algumas grandes obras feitas pelos homens, embora há muito tempo tenha deixado talvez de ter fé neles, no entanto, de velho hábito, o coração de alguém os preza. Quero viajar, Alyosha, partirei daqui. E no entanto sei que só vou a um cemitério, mas é um cemitério muito precioso, é o que é. Preciosos são os mortos que ali jazem, cada pedra sobre eles fala de tal vida ardente no passado, de tal fé apaixonada no seu trabalho, na sua verdade, na sua luta e na sua ciência, sei que vou cair no chão e beijar essas pedras e chorar por elas; embora esteja convencido no meu coração de que não passa de um cemitério. Não chorarei de desespero, serei feliz nas minhas lágrimas, mergulharei a minha alma em emoção. Adoro as folhas da Primavera, o céu azul – é só isso. Não é uma questão de intelecto ou de lógica, é amar com o próprio interior, com o próprio estômago.”

“A dor e o sofrimento são sempre inevitáveis para uma grande inteligência e um coração profundo. Os homens realmente grandes devem, penso eu, sofrer muito na terra.”

“Quero dizer-vos, sobre mim, que sou uma criança desta idade, uma criança cética e sem fé. E provavelmente(na verdade sei) que assim permanecerei até ao fim da minha vida. E como me atormentou terrivelmente(e atormenta agora) este anseio pela fé, que é tão forte pelas razões que à tenho contra. E no entanto, sou agraciado por vezes com momentos de paz perfeita, como uma força divina; em tais momentos amo e acredito que sou amado; em tais momentos formulo um credo, em que tudo é claro e etéreo. Aqui está ele: Nele creio que não há nada mais amável, mais profundo, mais solidário, mais racional e mais perfeito do que a ideia de um Salvador; digo a mim mesmo com amor ciumento que não há ninguém e que também que não poderia haver ninguém dessa forma. E se nesse credo alguém pudesse me provar que o Salvador está fora da verdade, que se a verdade realmente o excluiu, então eu preferira ficar com esse Salvador e não com a verdade.”

“Acredito como uma criança que o sofrimento será curado e compensado, que todo o absurdo humilhante das contradições humanas desaparecerá como uma miragem lamentável, como a fabricação desprezível da impotente e infinitamente pequena mente euclidiana do homem, que no final do mundo, no momento da harmonia eterna, algo tão precioso acontecerá que será suficiente para todos os corações, para o consolo de todos os ressentimentos, para a expiação de todos os crimes da humanidade, para todo o sangue que derramaram; que tornará possível não só perdoar, mas também justificar tudo o que aconteceu.”

“Penso que não há nada mais elevado, saudável e benéfico para a vida no futuro do que boas memórias, especialmente boas memórias da infância, do seu lar.
As pessoas costumam adornar a educação, mas memórias saudáveis e preservadas desde e a infância, sejam talvez a melhor educação. Se um homem leva consigo muitas dessas memórias para a vida, está a salvo até ao fim dos seus dias, e se o resta pelo menos uma boa memória no seu coração, talvez isso já possa ser uma meio para que consiga se salvar,”

“Acha que os estou a atacar por dizer o que não faz sentido? Nem um pouco. Gosto quando eles dizem disparates. Esse é um grande privilégio sobre a criação. Através do erro, chegamos à verdade. Eu sou humano porque erro. Nunca se chega à verdade sem cometer catorze erros ou cento e catorze. E o que é pior, não podemos cometer erros por nossa própria conta. Fale bobagens, mas fala as tuas próprias bobagens e lhe serei grato. Errar à vossa maneira pode ser melhor do que acertar à maneira de outra pessoa.”

“É verdade, Príncipe, que uma vez disseste: ‘a beleza salvará o mundo’? Cavalheiros! O Príncipe diz que a beleza salvará o mundo. Mantenho que a única razão pela qual ele tem ideias tão lúdicas é porque está apaixonado; eu tive a certeza disso quando ele chegou. Não ruborize, príncipe, isso me faz ter pena de você. Que tipo de beleza salvará o mundo?”

“O homem é um mistério que precisa de ser desvendado. e se passar toda a sua vida a desvendá-lo, não diga que perdeu tempo. Estou a estudar esse mistério porque quero ser humano.”



Crie um site como este com o WordPress.com
Comece agora